sábado, 25 de fevereiro de 2017

Sobre padrões de comportamento.

Na TCC (terapia cognitivo-comportamental) da psicoterapia a gente trabalha com identificação, análise e reestruturação de padrões de pensamento e comportamento. É uma parada muito louca porque a pessoa tem que prestar atenção aos tipos de pensamentos que tem, especialmente àqueles ligados à emoções negativas. Observar as circunstâncias em que emoções e pensamentos negativos ocorrem e qual é o comportamento adotado. Depois a gente analisa isso e vê o que quer mudar e como mudar. O interessante é que eu tenho me surpreendido com os tipos de emoções que tenho e sentido certa vergonha de vários pensamentos. Mas é um processo muito bacana, investigativo, científico, um pouco doloroso/vergonhoso, porém lindo. E sempre que eu fico indignada com umas merdas que faço/penso/sinto, minha psicóloga diz: um padrão é uma estrada pavimentada, nós estamos descobrindo o que mais existe nos arredores e abrindo uma picada a facão. É preciso tempo e paciência pra transformar uma picada em estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco de você... "se abra", se entregue...sou toda ouvidos e olhos, a seu dispor!

Link-Me


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails