domingo, 5 de julho de 2015

Histórias cruzadas: um filme sobre desumanização e humanização ao mesmo tempo.

   Acabei de assistir Histórias Cruzadas (The help - no original),  um filme baseado num livro de mesmo nome. Para ler a sinopse, clique aqui.
   O filme retrata a vida das mulheres negras que trabalham como empregadas domésticas e babás em Mississipi - EUA nos anos 60. É uma história cheia de dor, sofrimento e desumanização das pessoas negras.
   E pensar que isso é tão recente: aconteceu em menos de 50 anos atrás. E mais absurdo ainda: pensar que existe gente branca que acredita ser superior as pessoas negras. Pensar que a maioria das empregadas domésticas atualmente (95,4) são mulheres negras. Que precisam deixar suas famílias e ter longas jornadas cuidando de famílias brancas, limpando suas casas e criando seus filhos.
  Sobre a PEC das domésticas, projeto de emenda constitucional aprovado recentemente, o Geledés informa que são 70 anos de atraso em relação as conquistas da CLT.
   Eu não tenho muito a dizer sobre o assunto, sou branca de classe média. Me revolto muito com a desigualdade racial e de classe. Quando nós brancos vamos limpar nossa própria sujeira? Quando a população negra será indenizada por todo o dano que a escravidão causou? Quando enfim se dará a "Lei Áurea"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco de você... "se abra", se entregue...sou toda ouvidos e olhos, a seu dispor!

Link-Me


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails