domingo, 24 de agosto de 2014

Prioridades

Que nenhum homem seja prioridade na sua vida, amiga. Se eu pudesse dar só um conselho... hahah brincadeira, mas esse é um conselho que eu realmente gostaria de ter recebido e mais ainda: entendido e acatado.

Vivemos em uma sociedade desigual em que os homens são privilegiados. Nós mulheres somos socializadas para sermos inseguras e submissas. Somos ensinadas desde muito cedo que mulher feliz e realizada é aquela que encontra um grande e eterno amor, casa, tem filhinhos, uma casa com cerquinha branca e um cachorro. Também aprendemos que mulheres são falsas e que não existe amizade verdadeira entre elas/nós.

Acho monogamia heterossexual bem complicada e maternidade também. É o tipo de coisa compulsória em nossa sociedade. Mas nem é sobre isso que quero falar agora. O problema, não sei se o maior ou mais importante, é que por conta de nossa socialização, acabamos colocando o parceiro amoroso como prioridade de nossa vida. Nos afastamos das amigas e algumas vezes até da família.

É disso que quero falar, dessa dependência emocional e desse isolamento. Todas as pessoas tem necessidade de afeto e vínculo, mas o que percebi refletindo sobre minhas vivências e de diversas mulheres com quem converso, é que nós mulheres por colocarmos nossas relações afetivas com homens em primeiro plano, ficamos completamente sozinhas e desorientadas quando a relação acaba. Ou ainda: postergamos o término da relação por medo de ficar sozinhas.

Muitas mulheres sofrem violência física, verbal e/ou psicológica de seus parceiros e o fato de não terem vínculo com uma amiga/alguém de fora com quem possam contar, somado a fragilidade em que estão por causa da situação, dificulta ainda mais sua saída de relações abusivas.

Então é isso que quero dizer: tenham muitas amizades, especialmente com mulheres, pois essas são relações de igualdade. Repense seus sonhos, não compre tão fácil a ideia de amor eterno/casamento/filho. Foque em você, nas coisas que você gosta e nas que tem vontade de fazer. Foque na sua carreira, nas suas amizades. Participe da luta por direitos para mulheres, etc e etc. E nessa escala de prioridades, coloque seu relacionamento com homem bem lá pra 10º posição.

Minha intenção ao dar essas dicas não é cagar regra na sua vida, só acho importante atentar para o fato de que mulheres são donas de apenas 1% de toda riqueza mundial (http://goo.gl/u93xch) e que a cada hora pelo menos uma mulher sofre violência doméstica no Brasil. É preciso repensar, mudar e lutar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco de você... "se abra", se entregue...sou toda ouvidos e olhos, a seu dispor!

Link-Me


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails