quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Brinquedos e sexismo.

Quando for comprar brinquedos para presentear uma criança, é importante lembrar de não reforçar os estereótipos de gênero.
As crianças podem brincar com o que quiserem, nosso papel é oferecer diversos tipos de brinquedos para que elas possam escolher e principalmente para que não se sintam limitadas.


Para quem não sabe, os estereótipos de gênero referem-se aos comportamentos e ações esperados de uma pessoa, conforme seu gênero (claro que nesse caso sempre se pensa em masculino e feminino, negando-se outras identidades). Ou seja: mulher tem que cozinhar, limpar a casa e cuidar dos filhos. Homens andam de carro, trabalham fora e fazem o que quiserem. Isso se reflete nos brinquedos que tradicionalmente as pessoas dão às crianças.


Quando brinca, a criança além de estar se divertindo, está testando possibilidades sobre atividades que poderá exercer no futuro. Os teóricos afirmam que é brincando que a criança vai compreendendo o mundo que a cerca. O brincar é a linguagem da criança.


Acho importante os meninos terem acesso à bonecas, panelinhas e brinquedos desse tipo. Em algum momento da vida eles precisarão saber cuidar da sua casa e talvez tenham filhos, e queremos que os pais participem igualmente da criação dos filhos, não é? E claro, os meninos podem/devem brincar com seus super-heróis, blocos de construção, etc.


Quanto às meninas, muitas vezes elas só tem acesso a bonecas e panelinhas. Limitamos demais nossas meninas. Elas podem sim brincar de boneca, mas vamos oferecer também blocos de construção, peças de encaixe, super-heróis. Vamos expandir as possibilidades delas. Porque elas podem ser o que quiserem e essa opção tem que estar disponível já na infância, no faz-de-conta, para ser algo natural ao longo de suas vidas.


Dito isso, quero dizer que tenho um carinho especial por brinquedos de madeira, eles parecem mais aconchegantes (não sei se essa é a palavra certa) e geralmente duram mais. Minha dica é dar brinquedos de madeira sem cor e levar tintas para pintar com a criança. É, criança demanda tempo e tempo de qualidade.


Assistam esse vídeo (é lindemais!):


E vc, quais suas experiências com brinquedos e crianças? Do que vc brincava na sua infância?
Vamos conversar sobre isso? Vambrincá? =D


P.S.: um textinho sobre os benefícios dos brinquedos de madeira:
http://www.reidaverdade.net/brinquedos-de-madeira-educativos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco de você... "se abra", se entregue...sou toda ouvidos e olhos, a seu dispor!

Link-Me


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails